sábado, 22 de dezembro de 2012

Top 5 - Viajando MAIS e gastando MENOS! Pergunte-me como!

Todo mundo que me conhece, sabe como eu AMO viajar. Eu passo o ano inteiro esperando aquela meia dúzia de dias em que eu vou me enfiar naquele "tubo de asas" e voar para uma dezena de centenas de quilômetros daqui. Se eu pudesse, eu faria isso a cada 3 meses!

Paris (2010), Berlim (2011) e NYC (2012).

Mas bom, como vcs já sabem, a vida aqui é real e "hay que se ralar um pouquito para pagar la factura de la tarjeta malvada de credito"... Então, vale tudo na hora de "otimizar" as receitas. Principalmente quando o objetivo é economizar ali pra gastar com muambas lá! Rá!

Eu sou uma rata de internet, eu admito. Leio tudo, fuço tudo, tiro o máximo de proveito que um ser humano pode tirar da web. E olha que não são poucos!

Então pensando na quantidade de gente que já me perguntou "COMO VC FAZ ISSO?!" quando eu começo a contar as peripécias das minhas ferias, resolvi enumerar (o que eu considero) o:

Top 5 Caminho das Pedras - O máximo com o mínimo.

5) Sites de Viagem
Esqueçam as viagens empacotadas! Vc vai pagar muito por pouco. Ok, com uma agência vc pode até ter mais garantias em um caso extremo (tipo o furacão Sandy), mas convenhamos: eles vão te enfiar num hotel chinfrim pelo preço de um quatro estrelas. E outra: já sofri overbooking tendo comprado por agência e sabe o que a agente me disse qdo liguei?! So sorry, o problema era do hotel. Foi a última vez que uma agência viu a cor dos meus royaus.
Então?! Assine as newsletters dos melhores sites de viagem. Eles sempre ficam sabendo antes das promoções mais fantásticas da face da Terra, soooo, se vc estiver no mailing list deles, a chance de conseguir comprar uma passagem para a Alemanha de ida e volta por 1300 reais (com taxas!) aumenta consideravelmente.

Preço em ROYAU!

Lembrem-se: as promoções tem lugares limitados, ou seja, quem chegar primeiro bebe água limpa. Além dessa da Alemanha, já consegui proezas por esse mesmo valor para Espanha, Itália, e transformei 40mil milhas da TAM em 160 mil da One World numa promoção (enlouquecedora!) da Accor. Eu particularmente sou fã do melhoresdestinos.com.br ; aquelapassagem.com.br ; falandodeviagem.com.br .

4) Programas de Fidelidade
Faça cadastro em todos. Eu nunca voei de TAP, DELTA, KLM e sou inscrita em to-dos eles. É de graça, você ganha mimos (a KLM me enviou tags de bagagem fofos com a minha foto!), e o mais importante: vc nunca sabe qdo irá precisar deles. Quando surgir uma promoção apenas para clientes fidelidade, você vai se lamentar por não ter perdido 5 minutinhos preenchendo aquele cadastro bobo.

Mimo fofo da KLM! Chega em casa! \0/

Eu "vi" gente "chorando sangue" na (já histórica) promoção da Accor (que era restrita a quem já tinha o número Le Club Accor!).

Para quem está curioso sobre o lance Accor: a promoção (que aconteceu em Agosto) consistia em transferir da TAM pra Accor à taxa de 1:1 (o normal são 2 pontos TAM para cada ponto Accor). Uma vez na Accor, era só transferir pra Ibéria, à taxa de 2:5 (cada 2 pontos Accor viravam 5 pontos Ibéria). Para quem tem preconceito com a Ibéria (0/) era só jogar da Ibéria pra British. Parece confuso, mas olha o exemplo:
10 mil pontos TAM => 10 mil pontos Accor
10 mil pontos Accor => 25mil pontos Ibéria/British
25 mil pontos British => Passagem Brasil/Londres
É MOLE?! Ida e volta da Europa com 20 mil pontos TAM. Com esses pontos pela TAM, no máximo vc vai até Brasília e volta.

3) Tripadvisor

Pra mim, o rei dos reis, o máximo, magnânimo, salve, salve... Tripadvisor.com.br. Não lembro ao certo qdo descobri esse site. So posso dizer uma coisa: ele é o melhor amigo de quem não está disposto a ser extorquido pelas agencias de viagens. São milhares de reviews de todos os hotéis da face da Terra. A negócios, a passeio, em família, em casal, todas as dicas são bem explicadas pelo perfil de quem avaliou. Mas aqui, vamos ter critério, tá?! Não é pra tomar como verdade universal tudo que está escrito lá! Eu já vi gente dando 1 de classificação (vai até 5) para um Ibis pq o quarto era pequeno. Hello?! Vc reservou um Ibis! Estava esperando o q?! Um quarto Sofitel?! É preciso ter muita critica pra separar as avaliações nonsense (tipo essa do Ibis!), das avaliações feitas na hora da raiva (overbooking que aconteceu com 1 de 1000 avaliadores!), das avaliações realmente objetivas. Uma vez que vc aprende os pequenos "tricks" do tripadvisor, ele vira seu maior companheiro de aventuras, melhor que o Toddynho! Existem avaliações tão detalhadamente úteis, que eu já consegui atravessar Munique de transporte publico e chegar no meu hotel sã, salva, e 100 euros mais rica. Como?! Seguindo as instruções que um filho de Deus colocou no tripadvisor! Minha bolsa Moschinno agradeceu imensamente!

2) Voyage Prive e Priceline
Ok, quem quer economizar no hotel mas não abre mão de 2 pares de estrelas pra dormir?! 0/ Seus problemas acabaram!


Começando pelo Voyage Prive (VP): site de vendas coletivas de estadias em hotéis boutique que surgiu na Europa pra tentar minimizar os efeitos da crise econômica (e consequente baixa ocupação nos hoteis). Espanha, França, Itália, Reino Unido e Brasil (!) são os países que tem o VP local. Detalhe: ele é members only, ou seja, vc precisa de convite para acessar (eu tenho cadastro em todos, quem se interessar é só mandar msg via face com o email pessoal que eu convido!). As promoções duram em media 4 dias e algumas são de tirar o fôlego! O site é sério (me hospedei 2 vezes através dele sem nenhum problema!) e os hotéis são espetaculares (mas vale a conferidinha básica no tripadvisor).

Mas vc tá indo pros EUA e lá não tem VP... Mas tem Priceline! Ok, eu não recomendo Priceline para cardíacos ou para aqueles que não dominam o inglês. Trata-se de um site de "leilão no escuro". Isso mesmo. No escuro. Vc marca a cidade, o bairro, o nível MÍNIMO de estrelas e dá o lance. Sem saber o hotel. Isso mesmo. Sem saber o hotel. Se o seu lance não for aceito, ou vc baixa a classificação do hotel, ou inclui outra região. Senão, só poderá dar o lance depois de 24hs. Emoção demais da conta né?! Mas vai por mim, a economia justifica. Justifica pq existem maneiras de não ir, digamos, toooootalmente no escuro. Na penumbra, talvez. Isso pq os próprios clientes do Priceline descobriram que a união não faz só açúcar! Sites como betterbidding.com estão recheados de informações preciosas, desde como dar repetidos lances sem esperar as tais 24hs, até uma "previsão" de qual hotel vc pode "pegar" baseados nos lances e valores de quem reservou em datas próximas à sua. Tudo que vc tem que fazer é dar o lance através do link do site deles (parece que eles ganham porcentagem... Anyway. There is no free lunch!). Aviso aos navegantes: site todo em inglês e (de inicio) a navegação parece um pouco confusa. Mas daí vc pega o jeito e é só correr pro abraço. Dica pessoal?! Nunca passe o limite mínimo das 4 estrelas. Vc não sabe qual o critério deles e NADA justifica entrar num muquifo pra passar as ferias! Assim como o VP, eu usei o Priceline duas vezes com 100% de aproveitamento e 100% de previsões certeiras do betterbidding. Minhas muambas agradeceram!

1) Tubarões Urbanos
O que te leva a pensar que só de Peixe Urbano vive o mundo dos descontos?! Todo país tem seu próprio Oásis da pechincha! Você só precisa... encontra-lo! Groupon tem no mundo inteiro (com péssimas promoções - eu acho!) mas o Google pode te ajudar a achar coisa muito melhor! Broadway Box, por exemplo!


Este é um site que tem a chancela do ticketmaster e consiste basicamente em revender ingressos oficiais de quem, por alguma razão, não poderá comparecer. É uma espécie de legalização do cambismo. Dessa forma, vc pode encontrar ingressos por 10% do preço original ou por 150% do preço original. O que vai regular essa balança é, simplesmente, a lei da oferta e procura. Vc quer ver um show lotado da Broadway?! Prepare-se: o mínimo que vc pode encontrar são os preços oficiais (mas para lugares que já estão oficialmente esgotados). Mas se vc quer ver aquele jogo de basquete que mais ninguém no mundo se interessa, vc pode pagar 30% o valor de bilheteria. E não se preocupe! Tudo é original. Muito original! A Ticketmaster cobra um percentual de quem quer vender e um percentual de quem quer comprar. Todo mundo ganha! Na boa?! Achei genial! É o mundo livre da praga dos cambistas (e sem correr o risco de comprar gato por lebre!). Como eu só recomendo o que EU JÁ TESTEI, esses dois exemplos que eu dei ai em cima aconteceram comigo. Ponto pra mim nos dois casos! E sim, eu chorei assistindo Rei Leão! AMAZING!

Nuaaaasss que tamanho de post! Mas enfim! Espero que seja útil! E que as minhas próximas ferias cheguem rápido!

Beijo, beijo!!!

Um comentário:

  1. Valeu pelas dicas, assim como você, também não vejo a hora de tirar os pés do chão e respirar novos ares, mas não tenho tanta experiência. Muito obrigada por dividir as suas.

    ResponderExcluir